sábado, 14 de fevereiro de 2009

Dia de S.Valentim, em pedaços de História...


Neste dia fala-se tanto, tanto no S.Valentim, e muita gente nem sabe quem ele era! Eu incluída! Ora esta manhã acordei a pensar que o pobre senhor devia sentir-se mal com tanta fama irreconhecida, pelo que fiz uma pequenina pesquisa e aqui está um resumo de quem foi São Valentim:

Durante o governo do Imperador Cláudio II, na Roma Antiga, com o objectivo de criar um maior e poderoso exército, este proibiu a realização de casamentos no seu reino, acreditando que os jovens que não fossem incentivados a criar família mais facilmente iriam para o exército.
No entanto, um bispo de nome Valentim, mesmo com a proibição do Imperador, continuou a realizar as cerimónias, em segredo. Mas Valentim acabou por ser descoberto, preso e condenado à morte!
Diz-se entao que durante o tempo que esteve enclausurado, recebia muitas cartas e flores pelas grades da sua cela, dos jovens que tinham casado, afirmando que ainda se acreditava no amor! Entre os correspondentes estava Assíria, filha cega do carcereiro que vigiava a cela do bispo Valentim.
Parece que os dois se apaixonaram e Valentim, nas suas cartas a Assíria, assinava "do seu Valentim!"(expressão que até hoje ainda perdura).
Assíria, milagrosamente, recuperou a visão enquanto que Valentim não teve a mesma sorte e foi decapitado a 14 de Fevereiro de 270 d.C.

Moral da História: Decapita-se um homem para que as próximas gerações possam comer chocolates ao dobro do preço nesse dia especial...


AH! Sabiam que o nosso Cupido sofre do mesmo problema que o Brad Pitt em o Estranho Caso de Benjamin Button? Pois, é que ele na antiguidade era um Deus lindo (cujo nome era Eros, de onde deriva a palavra Erótico)(ver primeira imagem), pelo qual todos, homens e mulheres, se apaixonavam; mas a partir da Renascença, começou a ser representado por um bebé com asas(ver última imagem)! Afinal padecem da mesma doença, ou não?!?! A única diferença é que Eros só tinha essa fama toda, na Antiguidade, porque eles não conheciam o Brad Pitt! Se o conhecessem, queria ver quem era Deus e quem não era...

1 comentário:

*Melancia* disse...

ahahah ana luisa só tu xD

Treta é o que é este dia (palavras de mulher sem namorado looool)

Eu tambem não sabia a historia do S. Valentim xD

Beijinhos