sábado, 13 de junho de 2009

Apontamento

O seguinte post pode ferir susceptibilidades. Não é a minha intenção, respeito crenças e fés. Se alguém achar que não o estou a fazer, por favor, não leia o post.

Na minha pausa para almoço, dei comigo a ver vídeos sobre o Holocausto (eu sei, péssimo tema para a hora do almoço, mas sabem como é o youtube: uma coisa leva à outra).
Terminei o almoço com lágrimas nos olhos.
Nunca me tinha acontecido isto e, acreditem, é um assunto que me suscita bastante interesse e sobre o qual já li, vi e ouvi bastante informação. Mas hoje, por nenhuma razão em particular, tocou-me particularmente. Essencialmente por me coloquei no lugar daquelas pessoas. Já nem falo das cruéis atrocidades que se cometeram, mas reflictam sobre a constante pressão medo e insegurança que viviam. Todas as noites fechar os olhos a pensar se valia a pena abri-los na manhã seguinte...todos os dias pensar naqueles que desapareciam; todos os dias pedir com o olhar, um acto misericordioso àqueles que lhes guardavam o resto de vida (ou seria de morte).
Pensei também que tudo isto começou e durou tanto tempo porque o ser humano é um animal. Muitos já me terão ouvido repetir que quase todo o ser humano é, ainda hoje, animal. E isto faz-me muita confusão...e no entanto é tão claro!
Se realmente o Homem não tivesse gosto em matar, ferir, magoar...se não amasse a bomba de adrenalina que sente ao ver escorrer por entres os seus dedos o fino fio da vida, nada disto teria tido estas proporções.
E eu entendo. O ser Humano é um animal. Believe me, tenho conhecimento de causa.

Levanto-me da cadeira. O medo de saber que o fim pode ser a qualquer momento e pode estar em qualquer lado enche-me e transborda-me o corpo... Penso num Deus em quem não acredito. Como posso acreditar, se permite estas coisas? E não me digam que Deus escreve por linhas tortas, porque isto não é escrever torto, é sair fora do risco.
Quantos lhe pediram auxílio, e a quantos este não lhe foi negado mas ignorado.
Por isso vos digo, Deus não o há. Só um animal com forma de Homem.

Graças ao acaso, por vezes encontramos um ser Humano, digno do vocábulo "humano".

Tenho dito.

2 comentários:

Inês Antunes disse...

Também penso imensas vezes sobre isso. O que é Deus? O que faz ele? Será que existe realmente?
Gostei da tua reflexão :)


(Já arranjei um fundo para mim :p Acho que o teu encaixa mesmo bem no template. Não mexe mais xD)

'stracci disse...

Partilho da tua opinião.