quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Maria Antonieta

Vi ontem à noite este filme de Sofia Coppola...


Não gostei nem desgostei! Posso dizer que é uma delícia em termos de fotografia, cenários e guarda-roupa: é um bombom para os olhos!

Para quem gosta de filmes históricos, este não é um filme indicado: a realizadora optou por uma banda sonora com um toque de modernidade, substituindo as habituais músicas de época (quase que posso arriscar que escolheu as suas músicas favoritas, pois algumas não têm qualquer nexo com a cena a que correspondem).

Li uma citação (de alguém de quem não me recordo) que é uma crítica perfeita a este filme: "é como um elaborado merengue, delicado e deliciosamente decorado, mas apenas apelativo à superfície".

Sofia Coppola separou a personagem da sua realidade histórica. Há quem diga que esta é uma boa lição de História para os Americanos, e um insulto para os Franceses. Eu não poderia concordar mais...


Em suma, se querem um deleite visual: vejam-no. Se procuram a história verdadeira de Marie Antoinette, existem melhores opções...

P.S: Diz-se que Luís XVI era bissexual, o que pode explicar a atitude inicial em relação a Maria Antonieta, no filme. (não direi mais, senão é um spoiler!)




2 comentários:

Si disse...

E viste o par de sapatilhas "All Star" no meio dos sapatos todos da Marie Antoinette? :):):)

Chandelier disse...

É verdade! As "All Star" azuis! Nem me lembrei de comentar que aparecem as "All Star" azuis no filme...Procurem quando o virem ;)