segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Sexo e a cidade- o livro


Sinopse:

"Série de grande sucesso na televisão, “Sexo na Cidade” começou por ser uma coluna no jornal “New York Observer”, da autoria de Candace Bushnell, que com grande coragem e certo à vontade falava dos hábitos sexuais da upper class de Manhattan. As suas personagens (um grupo de amigas, quatro mulheres nova-iorquinas na casa dos trinta) tinham uma liberdade e um comportamento sexual politicamente pouco correcto. O êxito das crónicas levou a que fossem reunidas num livro, que chega agora em tradução portuguesa. Na série, a actriz Sarah Jessica Parker empresta o corpo e a voz a Carrie, alter-ego da jornalista, narradora e personagem central, colunista do jornal “New York Star”, que, a partir de experiências suas e das suas amigas (Charlotte, tímida e com um look mais conservador, ainda à espera do “príncipe encantado”; Samantha, mulher fatal, com uma sexualidade insaciável; e Miranda, uma advogada sem papas na língua), reflecte sobre o erotismo feminino dos finais da década de 90."


Se acharam o filme picante, é porque não viram a série; se acharam a série picante, é porque não leram o livro!

Confesso que fiquei desiludida. Não com o livro, mas com as minhas expectativas. Esqueci-me que o livro era, na realidade, uma colectânea dos vários artigos escritos para uma coluna de jornal. Esqueci-me que a série BASEIA-SE no livro, não o imita. Estava à espera de uma história sobre a amizade destas mulheres, mas enganei-me.

Relata, sim, a vida das atarefadas mulheres de Nova Iorque, onde sexo e amor não se confundem, mas têm papéis fundamentais na vida destas mulheres independentes.

Não existem eufemismos. O livro é cru e verdadeiro.

Lê-se muito bem...Na verdade devorei-o num dia e numa noite.

Apesar do livro ser muito diferente da série (e, consequentemente, do filme) fala de Carrie e Mr.Big. Nesses momentos, não podemos deixar de sorrir, recordando cenas memoráveis que passaram nos nossos ecrãs (grandes e pequenos!)


Sem comentários: