terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Perfume, História de um Assassino

Este livro é delicioso! Devorei-o de um só trago!


"O Perfume" é um romance de Patrick Süskind, e foi publicado pelo primeira vez em 1985, sendo o título original (em alemão) Das Parfum, die Geschichte eines Mörders.


Sinopse (retirada do site editorial presença)


"Esta estranha história passa-se no século XVIII e é fruto de um extraordinário trabalho de reconstituição histórica que consegue captar plenamente os ambientes da época tal como as mentalidades. O protagonista é um artesão especializado no ofício de perfumista, e essa arte constitui para ele – nascido no meio dos nauseabundos odores de um mercado de rua – uma alquímica busca do Absoluto. O perfume supremo será para ele uma forma de alcançar o Belo e, nessa demanda nada o detém, nem mesmo os crimes mais hediondos, que fazem dele um ser monstruoso aos nossos olhos. Jean-Baptiste Grenouille possui no entanto uma incorrupta pureza que exerce um forte fascínio sobre o leitor. O Perfume, publicado em 1985, de um autor então quase desconhecido, foi considerado um dos mais importantes romances da década e nunca mais deixou de ser reeditado desde então, totalizando os 4 milhões de exemplares vendidos, só na Alemanha, e 15 milhões em países estrangeiros. Foi traduzido em 42 línguas. Este fenómeno transformou-o num dos mais importantes livros de culto de sempre. Em 2006, O Perfume passa a ser uma longa-metragem inspirada no romance de Patrick Süskind."


É absolutamente genial. É daquele género de livro que lemos, lemos e nem damos conta do número de páginas que já folheámos...

O autor cria "quadros" desta cidade de Paris através da descrição dos cheiros: é como se, literalmente, os cheiros nos entrassem pela janela dentro! É sobretudo envolvente, e delicioso e pouco há a acrescentar! É magnífico... Agora entendo porque é que muita gente, quando questionada acerca do melhor livro que leu afirma: "O Perfume!" Não sei se será o meu preferido, mas está certamente no Top+!

Passei a cheirar o Mundo de outra forma...


P.S.: Só fiquei extremamente desiludida ao ser dos livros cujas páginas tinham pouco cheiro "a livro", pois é um dos meus grandes prazeres, cheirar livros...Enfim, nada é perfeito!


P.S.2: Agora vou tentar ver o filme. Já me disseram que quem lê o livro fica desiludido. Mas

prefiro retirar as minhas próprias conclusões.

Sem comentários: