sábado, 14 de junho de 2008

As coisas que se aprende...

Um dos prazeres (entre alguns dissabores) de ter pais mais velhos que o normal é contarem histórias do arco-da-velha sobre acontecimentos que, por exemplo, eu estudo num manual de história de 12ºano.
O que me contam é, no entanto, bem mais engraçado...

Aquando do PREC (Período Revolucionário em Curso) o meu pai (militar) foi parado por camaradas de ideologia comunista para revistar o carro. Ele só respondeu: "Oh amigo! Eu sou ia ali comprar umas alheiras a Algés!"

Esta contou-me a minha mãe, que nasceu e cresceu em Lisboa também nesse período, quando o Parlamento foi sequestrado e Pinheiro de Azevedo estava a tentar falar com o povo. Lançaram-se bombas de gás lacrimogéneo e ele só disse: "É só fumaça! O Povo é sereno!O povo sereno!" pouco depois alguém do povo chamou-o fascista e ele, em pleno microfone grita "Bardamerda pó fascista!"

Enfim, uma versão menos ortodoxa da História de Portugal. A ver se não me lembro destas coisas em pleno exame nacional!

1 comentário:

Anónimo disse...

Esta sim, a nossa história, que teima em faltar-nos