quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Rapariga com o Brinco de Pérola

"Um dos quadros mais amados de sempre é um mistério. Pouco se sabe sobre a sua real inspiração. Isto porque a vida do seu criador, o holandês Johannes Vermeer, é envolta num grande mistério. Quem é a modelo e porque foi pintada? O se olhar, e enigmático sorriso será inocente ou sedutor? E porque usa ela um brinco de pérola?
Holanda, 1665. Depois de o pai ficar cego devido a uma explosão, a jovem Griet vê-se obrigada a trabalhar para sustentar a família. Com apenas 17 anos, torna-se criada na casa de Johannes Vermeer, um pintor cuja atenção se começa a voltar para a jovem Griet. Apesar das diferenças dos dois mundos, Vermeer leva-a para o mundo da arte, e ela torna-se sua musa...
Uma bela e comovente hisória, baseada no Bestseller de Tracy Chevalier. Para escrever este romance, a escritora inspirou-se num dos quadros mais famosos do pintor Johannes Vermeer, "Girl with a Pearl Earring". "

Confesso que ainda não tinha visto o filme (apesar de já ter saído em 2003) e estava bastante curiosa. Foi numa noite tardia (em que o calor e as melgas me estavam a irritar profundamente), que decidi vê-lo.

É um filme muito bonito, que vale apenas ver pela fotografia. O argumento não é melhor (but then again, eles não falam muito), mas o guarda-roupa, as cores e a fotografia são de facto maravilhosos. Por vezes não nos apercebemos para que servem certas cenas, mas tudo o enredo parece desenrolar-se com uma ordem lógica. Colin Firth faz um fantástico Vermeer, em todo o seu mistério, introversão e genialidade, e Scarlett Johanson (para além, de alguma semelhança com a rapariga do retrato), muito nova na altura, com apenas 19 anos, consegue cativar-nos, transmitindo a inteligência e a visão de uma rapariga humilde, tímida e no entanto sensual. Os próprios brincos de pérola, tornam-se um personagem, mais à frente no filme..Mas para perceberem porquê, vão ter de o ver....
Um rápido apontamento sobre a pintura original (a segunda que disponibilizei), foi pintada por Vermeer, em 1665, e ninguém sabe a verdadeira identidade da jovem. Na época, o retrato escandalizou, pois achavam-no demasiado sensual (os lábios humedecidos e boca ligeiramente aberta) e íntimo, devido ao modo como a jovem contemplava o pintor. É considerada a "Mona Lisa" Holandesa.






P.S.: Final inesperado, e não sei se terá sido o melhor, mas enfim, terei de ler a obra para confirmar.

Sem comentários: