terça-feira, 24 de junho de 2008

Eat Thy Neighbour

Estou actualmente a ler "Come o teu próximo - A História do Canibalismo" e devo dizer que estou a gostar muito- é deveras interessante. No entanto, a cada página que viro os que me observam poder-me-ão ouvir dizer as seguintes exclamações: "Blekk...Uh..Que nojoo"



Segundo a Editorial Magnólia:
"O Canibalismo é inquestionavelmente um dos mais antigos e enraizados tabus. Mesmo na era de indulgência e permissividade em que vivemos, onde quase nada é considerado sagrado, este é um tema interdito. No entanto, como muitos dos aspectos mais hediondos da vida, continua a fascinar.

Come o Teu Próximo é um relato dinâmico e instrutivo sobre canibalismo e canibais desde os primeiros incidentes relatados até aos nossos dias, colocando este assunto numa perspectiva histórico-social.O acto de comer carne humana pode acontecer porque a fome, a pobreza, a doença ou a guerra não deixam qualquer outra opção viável. Pode também resultar de motivações marcadamente religiosas ou mágicas. Em algumas sociedades tribais foi encarado como uma forma de assimilar a coragem e a força dos inimigos; noutras, como um meio de preservar a sabedoria e o espírito dos amigos. Em alternativa, o canibalismo poderá ser a mais elevada expressão de poder da mente de um predador sexual psicopata ou de um assassino em série.Daniel Diehl e Mark P. Donnelly procuram interpretar o acto de devorar carne humana, investigando os antecedentes culturais e antropológicos do canibalismo e estudando indivíduos que se tornaram famosos devido às suas tendências nutritivas, desde a figura semi-lendária de Sawney Beane, na Escócia, até à Sr.ª Lovett (a parceira de crime de Sweeney Todd) e as suas empadas de carne; de Ed gein, cujos terríveis actos inspiraram o filme Psycho de Hitchcock e Texas Chainsaw Massacre, até ao mais conhecido caso recente, o de Armin Meiwes, que arranjou uma vítima voluntária na Internet.Come o Teu Próximo ajuda-nos a aclarar os recantos obscuros de algumas mentes perturbadas que continuam a quebrar o mais entranhado tabu das sociedades contemporâneas. Este livro irá satisfazer qualquer leitor com apetite pelo lado mais obscuro da natureza humana."



Depois de o ler irei, com toda a certeza, criticá-lo no blog...Até lá...Bom Apetite!


Capa Original

Sem comentários: