terça-feira, 24 de março de 2009

Conversas no 21..Again!

Que péssima viagem...Um percurso que costuma demorar vinte minutos demorou, pelo menos, hora e meia. Pior, em pé e esmagada conta a janela!
O autocarro ia completamente sobrelotada, pior que os do Brasil, com pessoas penduradas na porta e tudo... Mas o melhor são os palpites das senhores de terceira idade:

- As pessoas que não têm pressa não deviam entrar.
- Todas as pessoas têm pressa, minha senhora.
- Mas quem vem só passear devia esperar por outro.
- Então porque é que a senhora não sai?
- Porque não tenho passe.
- Então esteja calada

(...do outro lado...)

- Isto cada vez está pior! Antes havia classe média, baixa e alta! Hoje somos ou muito pobrezinhos ou milionários.
- *Pessoas ignoram comentários*
- E esta senhora, que está aqui confortavelmente a ler, não se levanta para me dar lugar!


Este último diálogo leva-me a uma reflexão que quero partilhar: isto das prioridades está mal regulamentado. Será que eu, estudante que se levanta às seis da manhã, com uma mala pesadíssima, um casaco enorme na mão, mala de ginásio, três livros e poucas horas de sono e muitas de transportes públicos, exausta de aulas e conferências, não tenho prioridade sobre um velhote que dorme 12 horas por dia e vai só andar de autocarro para passear as ceroilas sexagenárias?

2 comentários:

*Melancia* disse...

BEM DITO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
os velhos dos autocarros sao o meu pesadelo. Com a mania q podem tudo, que tem de se sentar, mas pa cuscuvilhar ja nao tao doentes!!!

Anónimo disse...

Que teorias! -.-'
Eu evito sentar-me nos lugares reservados aos idosos, para evitar este tipo confrontos. Até tenho tido sorte, pois nunca tive nenhum confronto desagradável das vezes em que, inevitavelmente, me sentei lá. Sempre me pediram com educação e eram casos de especial cuidado.
No entanto, já tenho assistido a algumas cenas ridículas, nomeadamente para com os jovens.
Quando um deles vem reclamar o seu lugar reservado, têm que vir os ajudantes atrás, a gritar que a juventude é isto e aquilo, que antigamente não era assim, que já não há respeito por ninguém. Nós jovens somos enxovalhados e tudo por causa de um lugar. Podiam pedi-lo de outra forma mas não, entram quase sempre em posição de ataque. A agravar por todas as razões e argumentos que deste no post.
Mas a cena que mais me chocou foi quando um senhor, com os seus 60 e poucos anos, começou a reclamar com uma jovem mãe que estava sentada com o seu pequenote nos tais bancos. Ele aguentava-se bem em pé, não tinha qualquer problema, pelo menos aparentemente. Digo isto porque ele chegou a insultar, em alto e bom som, a jovem mãe. Por isso, tinha um outro problema, não do foro físico, chamado falta de educação. E ainda dizem que nós, jovens, é que somos isto e aquilo...